Paletó ou Blazer
A diferença dos termos e das peças
por Gregory Martins
A moda masculina possui um oceano de possibilidades, por mais que as revistas de fofoca digam o contrário. Com o passar do tempo, os modelos clássicos são reconstruídos contando outras histórias e contemplando novas funções na sociedade. A probabilidade de isso confundir todo mundo é de 100 pontos percentuais para mais ou para menos.
Jaquetão
O jaquetão é um paletó de
abotoamento duplo composto geralmente por 6 botões. É muito visto em personagens magnatas de novela como um modelo azul-marinho de debrum branco e botões dourados.
Conta a história que este casaco foi produzido no século XIX (19 para quem faltou na escola) sob a encomenda do capitão HSM Blazer como uma homenagem para a visita da Rainha Vitória à Marinha. Sendo assim, o jaquetão é também conhecido por
blazer-navy.
Blazer
O blazer é uma
peça única. Não possui calça de mesmo tecido, cor e padrão, além de poder ser maior ou menor em relação às medidas do paletó. Atualmente o blazer é encontrado nos mais variados estilos, com ou sem estruturação de ombros e também ganhou a possibilidade de ser acinturado.
O blazer como conhecemos vem de uma história de tornar civil o jaquetão blazer-navy. Não se sabe ao certo quem o introduziu na vida dos civis, mas suspeita-se do desejo dos adoradores da Marinha Britânica em ter o mesmo casaco que os militares e deveram tudo aos bons alfaiates da época.
Paletó
Não é segredo que o paletó faz ‘
conjuntinho’ com uma calça de mesmo tecido, cor e padronagem. O paletó faz parte do
terno se for acompanhado de calça e colete. O chamado
costume é composto apenas por paletó e calça.
Paletó Esportivo
Assim como o blazer, o paletó esportivo é filho único solteirão. É feito a partir de tecidos mais pesados e ganha uma
cara rústica voltada ao campestre. O paletó esportivo inglês era pesado para suportar o mau tempo durante os dias de caça. Foram os italianos que introduziram tecidos mais leves e macios aos casacos e paletós, tornando assim o paletó esportivo uma peça acessível ao clima mediterrâneo.
Não é preciso conhecer a história de cada peça. Basta conhecer um pouco dos termos para não ser enganado por aí, além de saber ajudar na hora que te pedirem opiniões e saber o que exatamente você esta comprando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário